Rafael Henrique da Silva Correia Pythonista, Gopher, Linuxista, Gamer, Devopeiro e bebedor de Cerveja
Published

janeiro 03, 2018

←Home

Não guarde conhecimento! Compartilhe!

Estive pensando muito sobre as minhas atitudes como desenvolvedor de software e também como pessoa. Cheguei a conclusão que eu sou um cara perfeccionista a um nível muito extremo e gostaria de explicar por que isso não deve acontecer com as pessoas de modo geral.

Feito é melhor que perfeito

Sempre quando eu vou escrever um post, ou qualquer outra coisa que fique pública na internet eu penso em MUITA coisa:

  • O texto está bem escrito gramaticalmente?
  • O texto está bem escrito ortograficamente?
  • O pessoal vai se interessar pelo assunto?
  • A linguagem está clara e objetiva o suficiente?

Essas perguntas te TRAVAM e fazem com que você demore mais a compartilhar o conhecimento que você tem. Cheguei a esta conclusão a pouco pois guardei um post deste blog por 1 ANO! 1 ANO! Isso é MUITO tempo! Eu poderia ter ajudado muitas pessoas neste 1 ano parado :(.

Eis que me lembrei do meu blog antigo, que era feito no blogger e ainda vive até hoje, olhei mais uma vez pra ele e pensei "porra Rafael, naquela época você compartilhava conhecimento baseado em porra nenhuma", e ao meu ver esse é o espírito de um blog que talvez eu tenha esquecido, o espírito é o que sempre ouço na empresa que trabalho atualmente, que o "feito é melhor que o perfeito!".

Filosofando sobre o que acontece com o conhecimento

Fiz um post a um tempo atrás sobre como instalar Python e é um dos posts que mais tem movimento neste blog e por que isso acontece? Por que ele é um post perfeito? NÃO! Porque ele é um post "humano" que ajuda as pessoas e as pessoas fazem comentários embaixo dele usando o disqus que ajuda outras pessoas que lêem o post e isso é maravilhoso!

Pois o blog acaba não sendo construído só por mim, eu aprendo com os comentários e as pessoas do comentário ensinam outras pessoas e o conhecimento se propaga, e isso é maravilhoso.

Conclusão

Não se apegue a falsas ilusões de que você fará um texto perfeito, um blog não tem foco acadêmico e nem o mesmo rigor (digo isso pois estou cursando como aluno especial o programa de mestrado da UFSCar de Sorocaba), portanto ESCREVA, e se não quiser escrever PALESTRE, e se não quiser palestrar FAÇA VÍDEOS e publique na internet, porém sempre compartilhe conhecimento pois você vai aprender mais com isso.

Siga a dica do ET Bilú e busque conhecimento mas não se esqueça de compartilhar ;).

bilu

PS: A parte do Bilú foi só pela zueira mesmo hahaha, se não conhecem o ET Bilú vale a pena clicar no link.

Go Top
comments powered by Disqus